O “Fotografia sem Fronteiras – Fotos Feitas com Celular” – consiste em um evento destinado a fotógrafos que utilizam o celular para fazer suas fotos. O projeto envolve a realização de uma exposição de fotos, palestras construtivas, intervenções artísticas e workshops para convencer que não é preciso possuir uma câmera profissional para se ter belas fotos. Reunindo alguns dados vemos que o mercado brasileiro está entre os que mais crescem quando o assunto é tecnologia móvel. As vendas de smartphones e tablets crescem mais de 20% no Brasil, em conjunto o aplicativo Instagram tem mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo. Com base nestes dados podemos perceber que a quantidade de “fotográfos de celular” aumentam a cada dia mais, os mesmos procuram se aperfeiçoar e divulgar o seu trabalho, porém muitas vezes encontram diversas dificuldades e interesse para isto. O ciclo base do evento procura interagir e expandir a cultura fotográfica para a sociedade divulgando o trabalho destes artistas despercebidos que na maioria das vezes não se considera nem um fotografo.
 
O nome Fotografria sem Fronteira
O nome Fotografia sem Fronteiras surgiu com a ideia de que nenhuma mente criativa tem limites para expressar seus sentimentos na fotografia, buscou-se inspirar o público a desenvolver um olhar fotográfico que superasse as fronteiras mobile. A identidade visual do evento foi criada a partir de uma marca com tons de verde, segundo o livro “Psicodinamica das Cores em Comunicação”, esta cor  significa frescor, primavera, bosques, águas claras, folhagem, buscamos lembrar algo sem  limites ou fronteiras. O ícone da marca foi construído com formas geométricas que remetem à lente objetiva da câmera fotográfica, mas que também fazem referência a um olho, enfatizando o papel do olhar fotográfico. 
As redes sociais
O Instagram foi a rede social escolhida para a seleção das fotos, já que é um aplicativo utilizado para postagens de fotos feitas com celular,  na maioria das publicações. O Facebook foi outra rede social utilizada, no entanto como um meio de divulgação do projeto. Para tal foi criado um perfil do evento no Instagram e uma fanpage no Facebook. 
Instagram:
Como forma de inscrição do material para a exposição foi criada uma ação promocional onde os participantes deveriam utilizar as hashtags #fotografiasemfronteira ou #FSF em suas fotos postadas no Instagram. Foi pedido que as pessoas também marcassem o perfil @fotografiasemfronteira nas fotos. Diariamente eram realizadas buscas pelas fotos postadas de acordo com as exigências da exposição. Cada foto publicada pelos participantes nos seus respectivos perfis era repostada no perfil oficial do evento. Alguns participantes se identificaram tanto com o projeto que tiveram mais de quatro fotos publicadas no Instagram do Fotografia sem Fronteira. Foram registrados os seguintes números pelo Instagram:
●  88 fotos publicadas
●  332 seguidores
●  267 fotos com a hashtag #fotografiasemfronteira
 
 
 
Facebook:
O Facebook não obteve tantos assíduos do projeto já que se trata de uma rede social que não é destinada exclusivamente para fotografias. O Facebook teve mais utilidade na divulgação do evento. O conteúdo postado girou em torno das informações sobre o evento, convites para diversos membros e grupos. Com a fanpage registrou-se os seguintes dados:
●  486 pessoas curtiram a página
●  Alcance de publicação de 688 pessoas
●  7,3 mil pessoas alcançadas no evento
●  531 visualizaram o evento
●  187 marcaram comparecer no evento
 
Como divulgação presencial utilizamos algumas peças gráficas como um convite personalizado que tem como conceito uma lente e quando se olha por dentro a programação. Os convites foram enviados a convidados especiais, impresa, professores, profissionais da área e também foram deixados no campus Liberdade UNA.
 
Foi criado um cartaz divertido e colorido utilizando o mesmo mote da campanha: Aponte para novos olhares. A programação estava no mesmo convite pendurado. Os cartazes foram afixado no Centro Universitário UNA.
O evento
Veja o vídeo do evento: 
Projeto desenvolvido por:
 
ALUNOS:
Felipe Barbosa Cavalieri
Matheus Felipe Matos Ferreira
 
PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
Clara Alves Teixeira
Back to Top